Descobrir. Entender. Preservar.

Fase

Final


DESCRIÇÃO

US$ 10 MILHÕES

Valor do Prêmio

XPRIZE RAINFOREST Florestas Tropicais é uma competição global de 5 anos no valor de 10 milhões de dólares que reúne inovadores e especialistas de diferentes áreas – desde conservacionistas e cientistas indígenas a engenheiros e roboticistas – e os desafia a usar novas tecnologias para acelerar o monitoramento da biodiversidade tropical.

XPRIZE RAINFOREST Florestas Tropicais é financiado pelo Alana.

CONHEÇA AS EQUIPES

Brazilian Team - Drones, conjuntos de sensores, robótica terrestre e podadores montados em drones projetados para coletar amostras de DNA ambiental (eDNA) para avaliação.

ETH BiodivX - Drones proprietários e modificados usados para coletar amostras digitais e físicas que podem ser analisadas usando tecnologia de “laboratório de mochila”, combinando inteligência artificial inovadora, ciência cidadã e eDNA de campo para análise remota e de baixo custo.

Map of Life Rapid Assessments - Veículos aéreos não tripulados equipados com captura de imagens de alta resolução e sensores acústicos que transmitem dados para um painel remoto na nuvem.

Providence Plus - DROP (Deep-Rainforest Operational Platform, ou Plataforma Operacional de Floresta Tropical Profunda), uma solução autônoma e escalonável de baixo custo, baseada em múltiplos sensores com inteligência artificial e transportada por drones para monitorar automaticamente a biodiversidade em tempo real em vários níveis das copas das árvores que, de outra forma, seriam de difícil acesso.

Team Waponi! - Novas armadilhas para captura de insetos e sensores bioacústicos inovadores que podem ser implantados e recuperados através de drones.

Welcome to the Jungle - Drones com sensores bioacústicos e fotográficos customizados para deixar para trás apenas material orgânico nativo da floresta ao serem recuperados.

O GRANDE DESAFIO

As florestas tropicais são os ecossistemas com a maior biodiversidade da Terra, mas a nossa capacidade de avaliá-las é limitada pelo seu tamanho e complexidade. Ao empregar tecnologia rápida e autônoma nas florestas, os pesquisadores podem obter informações praticamente em tempo real sobre biodiversidade. Esses dados podem ajudar a informar ações e políticas de conservação, a apoiar bioeconomias sustentáveis e a capacitar os povos indígenas e as comunidades locais, que são quem melhor entende, guarda e protege as florestas tropicais do planeta.

A equipe da XPRIZE RAINFOREST Florestas Tropicais está trabalhando em parceria com os povos indígenas e as comunidades locais, os tradicionais guardiões e protetores das florestas tropicais, juntamente com ONGs locais e com o governo para garantir que as testagens finais na floresta sejam um evento colaborativo, seguro, de respeito e positivo. Todas essas esferas estarão envolvidas no planejamento e facilitação das finais, e serão consideradas parceiras e consultoras deste marco.

COMO GANHAR

A equipa vencedora desenvolverá novas tecnologias para pesquisar de forma rápida e abrangente a biodiversidade das florestas tropicais, produzindo dados que melhorem a nossa compreensão deste ecossistema complexo, beneficiando a biodiversidade e as comunidades das florestas.

Para os testes finais, as equipes devem ser capazes de rastrear 100 hectares de floresta tropical em 24 horas e produzir insights de tempo real impactantes em um período de 48 horas. As equipes também precisam demonstrar a escalabilidade da sua tecnologia e maximizar o desempenho no levantamento da biodiversidade e na produção de conhecimentos que cumpram os critérios do prêmio, de modo a transformar de maneira fundamental a maneira que avaliamos a biodiversidade hoje.

Um elemento crucial desta competição é a inclusão, o empoderamento, o reconhecimento e os direitos dos Povos Indígenas e das Comunidades Locais, que são os principais guardiões das florestas tropicais do planeta. A maneira com que cada time lida, leva em consideração e inclui esse valor fundamental, aderindo ao Protocolo de Nagoya e aos princípios CARE e FAIR, será levada em consideração na avaliação de sua solução na competição. As equipes devem ter metas de parceria, desenvolvimento, implementação e ampliação de soluções em parceria com os Povos Indígenas e as comunidades locais.

Além disso, a equipe XPRIZE Rainforest trabalha ativamente para facilitar o diálogo e a colaboração entre os times e os Povos Indígenas e Comunidades Locais durante a vigência do prêmio por meio de webinars, conferências e visitas as suas comunidades.

FIQUE INFORMADO

Inscreva-se para receber a newsletter da XPRIZE RAINFOREST Florestas Tropicais e as últimas notícias da competição.

ATIVIDADES DO PRÊMIO